imprensa-oeste -curtas-animacao-cotia

“Curtas de Animação” leva a arte de fazer desenho animado ao Projeto Âncora, em Cotia

Oficina com o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas acontece de 26 de março a 03 de abril

Com mais de 40 anos de atuação e mais de 2500 oficinas no currículo por todo o Brasil e vários países do exterior, o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas  chega a Cotia com o projeto cultural “Curtas de Animação – 2ª Edição”.

Entre os dias 26 de março e 03 de abril será realizada uma oficina de animação com 15 alunos do Projeto Âncora – Associação Civil de Desenvolvimento Social voltada a crianças e adolescentes de baixa renda de Cotia e região, que oferece atividades educacionais, culturais, artísticas, além de ser referência internacional em inovação em educação. No Âncora funciona uma escola que rompe com os padrões tradicionais, sendo reconhecida pelo MEC entre as 178 escolas inovadoras e criativas do Brasil.

Nas oficinas os alunos vão empregar a técnica do desenho animado em papel para produção de um curta-metragem de autoria coletiva. “O grupo foi selecionado pelos educadores e será o responsável por todas as etapas da construção do filme, ou seja, do roteiro aos desenhos (que serão feitos nas mesas de luz), passando pela etapa de digitalização e finalização”, explica Mauricio Squarisi, codiretor do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas. “Nossa maior preocupação nas oficinas, sejam elas para crianças ou adultos, é estimular o encontro da sua identidade gráfica, seu traço próprio, sem modismos, pois é aí que reside a verdadeira característica do artista”, comenta Wilson Lazaretti, que também dirige o Núcleo.

“Curtas de Animação – 2ª edição” é um projeto do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas em parceria com a Direção Cultura e apoio do Programa de Ação Cultural – ProAC/ICMS. No início de março, o projeto passou também por Campinas e Hortolândia.

Sobre a Direção Cultura

Há 18 anos, a Direção Cultura presta consultoria e desenvolve projetos culturais, sociais e esportivos em parceria com empresas, artistas, ONGs e órgãos públicos. Aliados a ações de responsabilidade social, educação, meio ambiente e cidadania, desenvolve projetos que alcançam diversos públicos e promovem o desenvolvimento com resultados efetivos e transparentes.

 
 
    Sobre o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas Com direção dos animadores Wilson Lazaretti e Maurício Squarisi, o Núcleo já tem mais de 40 anos de estrada. Além das obras autorais de cada diretor, tem forte atuação no ensino, pesquisa e divulgação de técnicas de animação, através da realização de oficinas. Até hoje, já foram realizadas mais de 2500 na maioria dos estados brasileiros, desde o Amapá até o Rio Grande do Sul, e em diversos países, como Estados Unidos, Portugal, Dinamarca, Moçambique, Argentina, Croácia, Suécia, entre vários outros. Em 2017, chegaram aos cinemas os dois primeiros longas-metragens produzidos pelo Núcleo: “História Antes de uma História”, de Wilson Lazaretti, e “Café, um dedo de Prosa”, de Maurício Squarisi. Entre obras autorais e produzidas em oficinas, já são mais de 300 filmes, o que situa o Núcleo de Animação de Campinas como um importante e dos mais atuantes polos de produção no segmento no país.

Post Author: Redacão