Concurso Marinha abre novas vagas para admissão às Escolas de Aprendizes-Marinheiros

A Marinha do Brasil está com inscrições abertas para a seleção nacional de admissão às Escolas de Aprendizes-Marinheiros em 2020. O concurso Marinha CPAEAM 2019 é sempre aguardado por milhares de candidatos!

O Curso de Formação de Marinheiros para a Ativa será conduzido nas Escolas de Aprendizes-Marinheiros, sob regime de internato. Não há mensalidades ou taxas (é gratuito) e a duração desse curso é de um ano letivo. 

Requisitos básicos

Alguns dos requisitos para participação no concurso Marinha CPAEAM 2019 são: ser brasileiro nato ou naturalizado, do sexo masculino; não ser casado ou não ter constituído união estável; ter 18 anos completos e menos de 22 anos de idade no primeiro dia do mês de janeiro de 2020; e ter concluído, com aproveitamento, o ensino médio até a data prevista no edital.

Além disso, é preciso estar em dia com as obrigações do Serviço Militar e da Justiça Eleitoral e não estar na condição de réu em ação penal. Atenção: para conferir todos os outros requisitos, é preciso ler a íntegra do edital. 

Inscrições 

A inscrição poderá ser realizada no site www.marinha.mar.mil.br, até as 23h59min do dia 13 de fevereiro de 2019, no horário oficial de Brasília.

 Os candidatos poderão, também, efetuar suas inscrições nas Organizações Militares da Marinha  relacionadas no edital.

Será necessário preencher o formulário de inscrição e imprimir o boleto bancário referente ao valor da taxa, que é de R$ 42,00.

Etapas do Concurso Marinha CPAEAM 2019

A seleção inicial é composta pelos seguintes eventos: prova escrita objetiva única; verificação de dados biográficos; inspeção de saúde; teste de aptidão física; avaliação psicológica; verificação de documentos; e procedimento de heteroidentificação complementar à auto declaração.

Já o Curso de Formação é composto de um período de adaptação e do Curso de Formação propriamente dito. Durante  esse  curso, além de serem proporcionados alimentação, uniforme, assistência médico-odontológica, psicológica, social e religiosa,  o Aprendiz-Marinheiro  perceberá remuneração atinente à sua graduação, como previsto em lei.

Prova objetiva

A prova objetiva escrita terá duração de quatro horas, ainda sem data definida, e será composta de 50 questões distribuídas entre as matérias de Português; Matemática; Ciências (Física e Química); e Inglês.

Tanto essa prova objetiva quanto as demais etapas serão realizadas nas cidades do Rio de Janeiro – RJ, Angra dos Reis – RJ, São Pedro da Aldeia – RJ, Nova Friburgo – RJ, Vila Velha – ES, Natal – RN, Salvador – BA, Olinda – PE, Fortaleza – CE, Paranaguá – PR, Santana – AP, Belém – AP, Parnaíba – PI, São Luís – MA, Santarém – PA, Rio Grande – RS, Florianópolis – SC, Porto Alegre – RS, Ladário – MS, São Paulo – SP, Santos – SP, Brasília – DF e Manaus – AM.

O prazo de validade do Concurso Marinha CPAEAM 2019, para efeitos de aproveitamento de candidatos reservas, terminará no dia 17 de janeiro de 2020.

Fonte: concursosnobrasil.com.br

Post Author: Jornalista Dione Santos

Dione Santos é jornalista e pós-graduada em Comunicação Empresarial e Institucional