calor-casa

27 dicas para acabar com o calor dentro de casa

calor-casa

Assim como mudamos nossos guarda-roupa e hábitos alimentares durante o verão, também existem atitudes que podem ser tomadas para deixar o lar mais arejado e agradável. Selecionamos 27 dicas que com certeza vai acabar com o calor dentro da sua casa.

1 – Uma vez por dia, por pelo menos uma hora, abra as janelas e portas para permitir a entrada de correntes de ar, mas cuidado com a chuva.

2 – Durante a semana, abra alternadamente todas as gavetas, portas de armários e sapateiras. Espaços pequenos também precisam ser arejados.

3 – Como o verão é caracterizado por chuvas, opte por modelos de janelas duplas em que a parte externa tenha pequenos orifícios. Assim o ar entra mesmo com ela fechada.

4 – Espalhe flores que se adaptam a ambientes fechados, como orquídeas, jasmins e rosas. Elas ajudam a umedecer o ar.

5 – Aposte em arranjos com maçã-verde. Elas trazem frescor e garantem um perfume agradável.

6 – Aproveite a estação para tirar tapetes e carpetes de circulação. Além de acumularem mais sujeira, eles retêm por mais tempo o calor.

7 – Caso opte por mantê-los, dê preferência a modelos com fios curtos e cores claras.

8 – No caso das cortinas, aposte em modelos com tecidos mais leves e transparentes, que balancem com o vento.

9 – Com o sol forte, deixe persianas parcialmente fechadas, mas sempre deixando entrar a ventilação.

10 – Sofás com tecidos pesados, como o veludo e a camurça, não combinam com o verão. Cubra-os com capas de tecidos leves, como o algodão e o linho.

11 – Deixe de lado as mantas de sofá. Guarde-as para o inverno.

12 – Troque as capas das almofadas por tecidos mais leves e que não aumentem a sensação de calor ao se encostar, como o algodão, o linho e a seda.

13 – Aposte em pisos frios como o mármore e porcelanato.

14 – Ventiladores, ar-condicionado e umidificadores portáteis também são boas opções para refrescar o ambiente. Hoje, existem vários modelos que podem combinar com a decoração.

15 – As fontes naturais, além de deixarem o ambiente charmoso e cheio de estilo, ajudam a umedecer o ar. O mesmo ocorre com aquários. Aposte neles.

16 – Verifique se protetores de porta não estão impedindo a passagem de ar.

17 – Quanto maior a quantidade de objetos expostos, maior a sensação de calor. Aposte em uma decoração mais clean.

18 – Desocupe os ambientes com móveis desnecessários. Um espaço mais amplo ajuda a melhorar a sensação de frescor.

19 – Itens de vidro refrescam o ambiente. Invista em móveis, vasos e revestimentos.

20 – Caso esteja disposta a pequenas reformas, aposte em tintas, papel de parede ou adesivos com cores claras e tons pastel.

21 – Se for utilizar aromas dentro de casa, opte por fragrâncias mais refrescantes, como as cítricas e a lavanda. Evite aromas adocicados, como o de baunilha e o de tutti-frutti.

22 – Guarde as roupas de cama pesadas e escuras (cobertores e mantas) e troque por lençóis e fronhas com tecidos mais leves. Cores mais claras minimizam a sensação de calor.

23 – Regule seu chuveiro para uma temperatura mais amena, evitando o superaquecimento do banheiro. Com o corpo menos quente a sensação de frescor é maior.

24 – Aposte em uma iluminação mais indireta e dê preferência às lâmpadas de LED, que não aquecem o ambiente.

25 – Se tiver alguma luz focal dicroica perto de plantas, coloque filtro azul, que imita a luz do luar e dá uma sensação bastante agradável.

26 – Luzes acesas e aparelhos eletrônicos conectados na tomada aquecem o ambiente aumentando a sensação de calor.

27 – Se possível, lave as roupas no fim do dia. A umidade das peças penduradas no varal ajudará a refrescar o clima da casa durante as noites mais quentes.

Fonte: delas.ig.com.br

Post Author: Redacão